CREDENCIAMENTO E PROTOCOLO DE TRABALHO SERÃO UNIFICADOS A PARTIR DE 2018.

19 de julho de 2018 - 20:59

Foi realizado nos dias 07, 08 e 09/12/2017 em São Paulo, o 3º CONGRESSO NACIONAL DE CRONISTAS ESPORTIVOS DO BRASIL, quando foram debatidos vários assuntos, temas e palestras, uma delas sobre a unificação no protocolo de credenciamento e de trabalho dos cronistas nos campeonatos estaduais e nacionais.

A partir de 2018, a CBF vai unificar o credenciamento nos campeonatos Brasileiro, com o mesmo procedimento já utilizado nas series A, B e C, também alcançando a serie D, ou seja, as empresas de comunicação, rádios, TVs, Jornais e Sites terão que se credenciar através do sistema de credenciamento da CBF e normativamente solicitar o credenciamento dos profissionais da empresa para os jogos que desejam fazer cobertura.

Quanto ao protocolo de trabalho em vigência desde 2014 será fiscalizado pelas federações no sentido de estabelecer o cumprimento das normas no trabalho de reportagens no entorno do campo de jogo, seja nas competições estaduais quanto nas competições nacionais, promovidas pela CBF.

Nas competições nacionais, o profissional cronista esportivo, terá que portar a carteira da ACEB, solicitada através da associação estadual e expedida somente aos profissionais com Registro Profissional - DRT.

A ACEB foi fundada em 2013 por oito associações, entre elas a ARLER, hoje são 14 no total, ganhou conceito e renome junto a CBF e as associações filiadas. A entidade nacional de cronistas tem discutido e buscado a unificação do profissionalismo num todo.

Assista as palestras nos links abaixo:

palestra Processos de credenciamento
Assista: https://mycujoo.tv/aceesp?id=11634